secretaria@sepq.org.br
Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos
 















Biblioteca Virtual
» HISTÓRICO

  • Associados Fundadores:


  • Carmen Sylvia Guimarães Aranha
    Ismael Assunção
    Joel Martins
    Lourdes Lúcia Ribeiro
    Lucila Diehl Tolaine Fini
    Magali Roseira Boemer
    Marcos Cesar Danhoni Neves
    Maria Alice de Castro Rocha
    Maria Aparecida Viggiani Bicudo
    Maria Elisa de Mattos Pires Ferreira
    Maria Inês Fini
    Maristela Veloso Campos Bernardo
    Ozeneide Venancio de Mello Machado
    Vitória Helena Cunha Espósito
    Washington Luiz Pacheco de Carvalho
  • Associados Honorários


  • Joel Martins
    Maria Aparecida Viggiani Bicudo
    Isabel Franchi Cappeletti
    Vitória Helena Cunha Espósito
    Verilda Speridião Kluth
    Tadeu dos Santos


    Sobre a Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
    A Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos foi constituída aos vinte e sete de dias do mês de março de hum mil novecentos e oitenta e nove em reunião presidida pela Profª Drª Maria Aparecida Viggiani Bicudo e secretariada pela Profª Drª Vitória Helena Cunha Espósito. Surge em torno das idéias educacionais e das idéias de pesquisa do Prof. Dr. Joel Martins, seu primeiro Presidente, e de seus ex-alunos e orientandos. Desenvolve-se, no decorrer do tempo, à medida que o trabalho desses profissionais ganha espaço e credibilidade, agregando outros pesquisadores.
    A sociedade tem, desde sua fundação, a finalidade de desenvolver estudos avançados em pesquisa qualitativa, publicar trabalhos apresentados, divulgar nacional e internacionalmente, os resultados dos estudos e das pesquisas que desenvolveu, capacitar pesquisadores em pesquisa qualitativa, assim como congregar pesquisadores.

    Ao longo destes anos, tem cumprido suas finalidades, embora algumas delas não tenham sido realizadas com a freqüência inicialmente prevista. Citaremos aqui alguns exemplos.
    Em 1990 e 1991 foram publicados três cadernos, relatando pesquisas nas áreas de Ciências Humanas. Em 1994, a Profª Marília J. Marino ministrou um Seminário de 32 horas intitulado: "A Existência Segundo o Pensamento de Martin Heidegger - Abordagem Socio-psicodramática". Nesse mesmo ano, resultante de minicurso oferecido pela SE&PQ, no segundo Congresso Paulista sobre Formação de Professores, realizado em Águas de São Pedro, a Sociedade publica o livro "Pesquisa Qualitativa em Educação", Editora UNIMEP organizado pelas professoras doutoras Maria Aparecida Viggiani Bicudo e Vitória Helena Cunha Espósito.
    No interstício desse período, l991 a l994, os sócios buscam outros espaços de divulgação. Em 1991, é publicado o livro " Currículo. Um enfoque fenomenológico. Educação como poiésis ', de Joel Martins , organizado pela Profa.Dra. Vitória Helena Cunha Espósito, São Paulo: Cortez Editores. Nesse mesmo ano a Profa. Vitória publicou "A escola: Um enfoque fenomenológico , São Paulo: Editora Escuta.. Em 1996, de autoria das professoras doutoras Maria Anita Viviani Martins e Vitória Helena Cunha Espósito, é publicado o livro " Pedagogo Artesão -Construindo a trama no Cotidiano da Escola" , São Paulo: EDUC.
    Em 1999 foram lançados os livros: "Fenomenologia: uma visão abrangente da Educação" e "Formação de Educadores - Pesquisa e Estudos Qualitativos", São Paulo: Editora Olho D'Água, sendo o primeiro livro organizado pelas professoras doutoras Maria Aparecida Viggiani Bicudo e Izabel Cappelleti e o segundo organizado pelos professores doutores Izabel Cappelletti e Luiz Augusto Normanha Lima.
    Em 1999 a professora Vitória Helena Cunha Espósito publica o livro" Eu, um quadrado?", edição bi-lingue português/espanhol, ilustrado por Carla Fazenda. São Paulo: Artes e Ciências. Em 200l, Maria Aparecida V. Bicudo publica o livro "Fenomenologia: Confrontos e Avanços". São Paulo: Cortez Editores.
    Essa produção estende-se pelas dissertações e teses orientadas na abordagem qualitativa, enfoque fenomenológico, pelos professores doutores que compõem essa Sociedade. O título e autor desses trabalhos serão encontrados, neste site, no currículo de cada sócio.
    Intercalando as atividades acima citadas, a Sociedade, até o final de 2001, veio promovendo reuniões mensais, com o objetivo de efetuar estudos avançados sobre temas pertinentes a essa modalidade de pesquisa e para a discussão e apreciação de textos escritos pelos sócios. Esse foi o critério adotado, até o presente momento, para permitir que os trabalhos fossem publicados em nome da SE&PQ e, posteriormente apresentados em nome da mesma sociedade.
    Em setembro de 2001, foi realizado o I Seminário Internacional de Pesquisa Qualitativa, em Bauru, na Universidade Sagrado Coração, que enfocou o tema "Formação Humana e Educação". As atividades foram organizadas sob a forma de Grupos de Trabalho e, além do livro de Resumos, já publicado e distribuído, será publicado um livro com os trabalhos selecionados.
    De l999 a 2001 foram efetuadas "oficinas de trabalho", com o objetivo de promover a visibilidade de movimentações básicas à fenomenologia e de oferecer possibilidades da prática dessas movimentações no cotidiano escolar, artístico e hospitalar.
    No momento, a SE&PQ está re-organizando sua estrutura, de modo a acolher Núcleos de Pesquisa, viabilizando a descentralização e diversificação de temas e dinâmicas de pesquisa qualitativa.
    A pesquisa qualitativa tem dado resposta às necessidades nas mais diversas áreas de atuação. O interesse é grande e desponta em várias regiões do país. Atenta a esta demanda, a Sociedade de Estudo e Pesquisa Qualitativos abre espaço para a formação de núcleos ligados a ela, que podem, além de atuar em seus lugares de origem, manter um diálogo com outros pesquisadores, promovendo assim a congregação dos mesmos.

    Voltar Topo ^