Verilda Speridião Kluth

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
TÍTULO:

O que acontece no encontro Sujeito-Matemática?

RESUMO:

Este estudo teve como objetivo explicitar o que acontece no encontro Sujeito-Matemática, tendo como pano de fundo a Fenomenologia e as idéias de Merleau-Ponty. Da análise dos dados da pesquisa, efetuada de acordo com a modalidade qualitativa que trabalha na abordagem fenomenológica do fenômeno situado, chegou-se a onze Categorias Abertas, que se referem a três eixos interpretativos. O primeiro eixo explicita a presença da Matemática no homem expresso nas categorias: A Manifestação da Matemática; Modos de Sentir a Própria Percepção da Matemática; A Percepção da Estrutura e O já Conhecido Abre-se à Compreensão em Várias Perspectivas. O segundo eixo explicita a presença do homem na Matemática expresso nas categorias: O Momento em que se Tornam Presentes Tempo e Espaço; O Corpo Próprio e os Outros no Exercício da Construção do Objetivo e Modos de Perceber o Fenômeno. O terceiro eixo explicita a presença do homem-Matemática no mundo expresso nas categorias: Concepção de Realidade; Momento em que as Relações são Percebidas; Modo de Sentir a Aula e Síntese de Transição Elaborada com as Aulas. No decorrer da análise das categorias, questões relacionadas com a compreensão do conhecimento que tem a percepção como primado, foram abordadas. Elas constituiram as diretrizes para algumas indicações pedagógicas, e para que a Matemática pudesse ser apontada como um objeto cultural.

Palavras-chave: Fenomenologia, Matemática, Percepção, Fazimento de Sentido e Objeto Cultural.

ABSTRACT

This study aimed at expressing what happened in the Subject-Mathematics meeting, having Phenomenology and Merleau-Ponty ideas as scenario.Out of the research data analysis, carried out according to the qualitative mode operating in the phenomenological approach of the studied phenomenon, we obtained eleven Open Categories, which refer to three interpretative axies. The first axie expresses the presence of Mathematics in mankind, expressed in the categories: Mathematics Manifestation; Ways of Feeling Mathematics Own Perception; Struture Perception and The Already Known Opens Itself to the Understanding in Various Perspectives. The second axie expresses the presence of mankind in Mathematics, expressed in the categories: The Moment at Which Time and Space are Present; The Own Body and the Others in the Purpose Building Exercise, and Ways to Perceive Phenomena. The Third axie expresses the presence of the mathematics-man in the very world of the categories: Reality Conception; Moment When Relations are Perceived; Way of Feeling the Class and Transition Synthesis Elaborated with the Classes. During the category analysis, questions related with the understanding of the knowledge having perception as primary were approached. They constituted the guidelines for some pedagogical indications, and for Mathematics to be able to be deemed as a cultural object.

Key-words: Phenomenology, Mathematics, Perception, Making Sense and Cultural Object.