Apresentação

  • A Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos – SE&PQ e a Universidade Estadual Paulista – UNESP, campus de São José do Rio Preto, São Paulo, entendem e constatam que as investigações efetuadas em Pesquisa Qualitativa têm evidenciado sua importância em diversas áreas das ciências. Mais do que isso, têm mostrado que investigações a respeito de assuntos que incidem nos modos humanos de sentir, decidir, expor compreensões, manter inter-relações dialógicas, portanto, intersubjetivas, relatar ocorrências, trazer lembranças de ocorrências havidas em sua história de vida, analisar e refletir sobre si e sobre o mundo, dentre outros temas que compõem um leque imenso de possibilidades de modos de ser-se humano junto aos outros, se avolumam e clamam por um lugar apropriado no mundo da ciência rigorosa de ambientes científico-acadêmicos. Solicitam modos apropriados de serem analisadas e avaliadas, tanto do ponto de vista científico, filosófico, quanto ético.
  • Constatam que se instituiu, no Brasil, a exigência de avaliações de projetos de pesquisa para garantir aceitabilidade em termos científicos, filosóficos e éticos. Para tanto, aos poucos foi sendo construída uma plataforma para que essa avaliação pudesse ser realizada com a transparência e rigor sempre esperados. Dada a premência de avaliações éticas de projetos de pesquisas no âmbito da área das Ciências Biológicas e da Saúde, o instrumento de avaliação, no Brasil, vem sendo construído com base na racionalidade da lógica dessas áreas e sendo definida com os aspectos da prática das mesmas. Com a ampliação das exigências avaliativas, em termos éticos e científicos, de projetos das Ciências Humanas e da Educação, a plataforma, denominada Brasil, base nacional e unificada de registro de pesquisa que envolve seres humanos para todo o sistema CEP/CONEP, passa a ser utilizada também para a avaliação de pesquisas daquelas áreas.
  • Entendem que se instalou, com essa prática, uma falta de sincronia entre os muitos campos da Plataforma Brasil a serem preenchidos e a proposta de investigações das áreas das Humanas e Educação, que trabalham de modo qualitativo.
  • Entendem que é preciso focar essa questão de modo competente, com análises e argumentações embasadas científica e filosoficamente e que dão sustentação ao corpo de conhecimento historicamente construído no âmbito dessas investigações, bem como das práticas realizadas.

Temática

  • A lógica da pesquisa qualitativa e as solicitações da plataforma brasil.

Missão

  • Abrir um debate público, político, científico e filosófico com os comitês de ética a respeito da lógica e do rigor da pesquisa qualitativa.

Público Alvo

  • Doutores, mestres e pós-graduandos das áreas da Educação, de Ensino de Ciências Biológicas, Exatas, Humanas, da Saúde e Tecnologias que trabalham, preferencialmente, com pesquisa qualitativa.

Língua Oficial

  • Português

Número máximo de inscrições

  • 230 participantes
  • Ouvintes: em aberto

Histórico

  • Este é o VI SIPEQ – Seminário de Estudos e Pesquisa Qualitativos promovido pela SE&PQ - Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos. Essa Sociedade foi fundada em 1989 na PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, tendo como seu principal mentor o Prof. Dr. Joel Martins.

    O I SIPEQ foi realizado em 2001, junto à USC – Universidade do Sagrado Coração, Bauru, São Paulo, focando o tema Formação Humana e Educação. O II SIPEQ também foi realizado nessa Universidade e cidade, em 2004, destacando o tema A pesquisa Qualitativa em Debate. O III SIPEQ ocorreu em consonância com V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir, na Universidade Metodista de São Paulo, Campus São Bernardo do Campo, em 2006, focando a Ética na Pesquisa Qualitativa. Em 2008 foi realizado o I Encontro de Representantes de Grupo de Pesquisa e Estudos Qualitativos, na PUC-SP. O IV SIPEQ foi realizado na UNESP – Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro, em 2010, tratando do tema Pesquisa Qualitativa: Rigor em Questão: Fundamentos-Métodos-Desdobramentos, o V SIPEQ foi realizado em Foz do Iguaçu, junto à Universidade Estadual do Oeste do Paraná, em 2018 e focou Pesquisa Qualitativa na Educação e nas Ciências em Debate. O I SIPEQ produziu o livro Formação Humana e Educação , da seleção de trabalhos apresentados. Os Anais do II, III, IV e V SIPEQ estão disponíveis em https://www.sepq.org.br/anais

    O SIPEQ não foi realizado de 2010 a 2018, pois a SE&PQ passou por um período em que enfrentou grandes dificuldades, envidando esforços para sua manutenção, ainda que não atuante. Em 2015 suas atividades foram retomadas e o movimento que vem sendo realizado pode ser visto no site http://www.sepq.org.br. A reorganização da Sociedade possibilitou que retomássemos a realização do SIPEQ em 2018 e da Revista Pesquisa Qualitativa, em 2016, à disposição no site da Sociedade.

Objetivos Gerais

  • Expor a lógica da pesquisa qualitativa e apresentar as discrepâncias com a lógica e estrutura da Plataforma Brasil

Objetivos Específicos

  • Discutir a lógica da pesquisa qualitativa;
  • Apresentar as dificuldades enfrentadas, junto à Plataforma Brasil, pelos pesquisadores que realizam pesquisa qualitativa;
  • Delinear aspectos relevantes, da investigação qualitativa, que devam estar presentes em instrumentos de avaliação, com abrangência nacional, de projetos de pesquisa.

Anais e Livro de Resumos

Organizadores
  • Dr. Marcos Aurélio Kalinke
  • Dra. Luciane Ferreira Mocrosky
Os ANAIS serão organizados com os trabalhos aprovados, observando:
  • Exposições apresentadas nos Painéis I, II, III e IV.
  • Comunicação Oral: serão publicados os trabalhos inscritos, aprovados e apresentados, respeitando-se a área e modalidade de pesquisa, bem como a língua em que foi escrito: português e espanhol.
  • Síntese dos coordenadores das mesas redondas compostas para a apresentação dos trabalhos orais.
  • Serão divulgados até 20/09/2021, no site do VI SIPEQ.
LIVRO DE RESUMO: será organizado com os resumos dos trabalhos, em inglês e português/espanhol, seguindo a mesma lógica dos ANAIS.
Será publicado até 10/09/2021
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Realização e Apoio

  1. Associação Brasileira de Fenomenologia Hermenêutica e Análise do Existir – SOBRAPHE; São Paulo – Brasil;
  2. Cátedra Joel Martins;
  3. Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche – CIRF; Roma – Itália;
  4. Centro de Formação de Educadores da Escola Básica – CEFE – Diadema – UNIFESP;
  5. Fluir Psicologia – São Paulo, Brasil;
  6. Grupo de Pesquisa em Fenomenologia em Educação Matemática;
  7. Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil;
  8. Grupo de Pesquisa em História Oral em Educação Matemática;
  9. Grupo de Pesquisa em Informática, outras mídias e Educação Matemática;
  10. Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias na Educação Matemática - UFPR - Paraná – Brasil;
  11. Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro – IFEN; Rio de Janeiro – Brasil;
  12. Laboratório de Pesquisa Clínico-Qualtitativa;
  13. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/ Faculdade de Educação – PUC-SP/FE – Brasil;
  14. Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática;
  15. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, UNESP, IGCE- Rio Claro;
  16. Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos. UNESP, IS, Jaboticabal e SJRP;
  17. Sociedade Pesquisa Qualitativa e Motricidade Humana;
  18. Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE; Paraná – Brasil;
  19. Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UFTPR – Curitiba;
  20. webQDA – Qualitative Data Analysis. Bustelo, Portugal.
Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos
SE&PQ