Apresentação

A Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos – SE&PQ e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE entendem e constatam que as investigações efetuadas em Pesquisa Qualitativa têm evidenciado sua importância em diversas áreas das ciências.

Por isso, nesta quinta versão deste evento propõem-se a trazer à discussão as pesquisas realizadas qualitativamente nas três grandes áreas das ciências, a saber, Ciências Humanas, Exatas e Biológicas, visando explicitar a visão de mundo, modos de proceder e rigor que sustentam seus procedimentos. Nessa direção, destacam-se aquelas das práticas investigativas em suas diferentes modalidades geradoras de desdobramentos como: modos de obtenção de dados, modos de explicitar o investigado e outros aspectos que complementam a abrangência da temática e suscitam reflexão no sentido de expor especificidades da pesquisa qualitativa ao focar o quê é investigado e o como é investigado.

Muitos pesquisadores têm se valido de apoio tecnológico para o tratamento de dados construídos qualitativamente e, por isso, a presença das tecnologias nessas investigações será um dos subtemas tratados neste Seminário.

O V Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos – V SIPEQ constituirá um fórum propício para debater Pesquisa Qualitativa na Educação e nas Ciências.

Temática

PESQUISA QUALITATIVA NA EDUCAÇÃO E NAS CIÊNCIAS EM DEBATE

A temática do evento foca as especificidades da pesquisa qualitativa realizada em diferentes áreas do conhecimento humano e os modos de analisar os dados construídos qualitativamente, considerando as concepções de qualidade subjacentes à investigação e os recursos que contribuem com essa análise e interpretação.

Público Alvo

Doutores, mestres e pós-graduandos das áreas da Educação, de Ensino de Ciências Biológicas, Exatas e Tecnologias, Humanas, Psicologia, Saúde e que trabalham com pesquisa qualitativa.

Língua Oficial

Português

Número máximo de inscrições

600 inscrições, selecionadas por ordem de chegada

Histórico

Este é o V SIPEQ – Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa Qualitativos promovido pela Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos – SE&PQ. Essa Sociedade foi fundada em 1989 na PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, tendo como seu principal mentor o Prof. Dr. Joel Martins.

O I SIPEQ foi realizado em 2001, junto à USC – Universidade do Sagrado Coração, Bauru, São Paulo, focando o tema Formação Humana e Educação. O II SIPEQ também foi realizado nessa Universidade e cidade, em 2004, destacando o tema A pesquisa Qualitativa em Debate. O III SIPEQ ocorreu em consonância com o V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir, na Universidade Metodista de São Paulo, Campus São Bernardo do Campo, em 2006, focando a Ética na Pesquisa Qualitativa. O IV SIPEQ foi realizado na UNESP – Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro, em 2010, tratando do tema Pesquisa Qualitativa: Rigor em Questão: Fundamentos-Métodos-Desdobramentos. O I SIPEQ produziu o livro Formação Humana e Educação, da seleção de trabalhos apresentados. Os Anais do II, III, IV SIPEQ estão disponíveis em https://www.sepq.org.br/anais.

O SIPEQ IV foi realizado 2010. A partir dessa data a SE&PQ enfrentou um período de grandes dificuldades, porém envidou esforços para sua manutenção. Em 2015 suas atividades foram retomadas e o movimento que vem sendo realizado pode ser visto no site https://www.sepq.org.br. A reorganização da Sociedade possibilitou que retomássemos a realização do SIPEQ e da Revista Pesquisa Qualitativa, à disposição no site da Sociedade para consultas, bem como, a reestruturação do próprio site.

Objetivos Gerais

A temática do evento foca: as especificidades da pesquisa qualitativa realizada em diferentes áreas do conhecimento humano; os modos de analisar os dados construídos qualitativamente, considerando as concepções de qualidade subjacentes à investigação e aos recursos que contribuem com essa análise e interpretação; e o rigor que sustenta seus procedimentos, buscando compreender como esses estudos se especificam nas investigações da área da Educação, na de Ensino de Ciências Biológicas, Humanas, Exatas e/com Tecnologias, Psicologia e Saúde.

Objetivos Específicos

  • Constituir um locus propício e estimulador à troca de ideias e debates construtivos sobre a Pesquisa Qualitativa na Educação, na Saúde, na Psicologia Clínica, nas Ciências e Tecnologias com foco nas respectivas concepções de conhecimento e práticas de pesquisa.
  • Produzir textos e documentos que discutam questões sobre concepções de mundo, de conhecimento e procedimentos em pesquisa qualitativa, entendidos como importantes para aqueles que realizam investigação qualitativa, tanto do ponto de vista de sua teorização, como da perspectiva do trabalho com as pessoas em situação dialógica, em que o cuidado esteja em destaque.
  • Oferecer possibilidades de desenvolvimento de campos já consolidados em pesquisa qualitativa e em consolidação, mediante a troca interdisciplinar de campos de investigação que buscam compreender o modo humano de ser em diferentes perspectivas de sua existência: a subjetiva, e, portanto, cognitiva, fisio-psicológica e a intersubjetiva, ou seja, a sócio-histórico-cultural.

Anais e Livro de Resumos

Organizadores
  • Dr. Marcos Kalinke
  • Dra. Verilda Speridião Kluth
Os ANAIS serão organizados com os trabalhos aprovados, observando:
  • Conferências.
  • Mesas Redondas.
  • Comunicação Oral: área e modalidade de pesquisa e publica o trabalho inscrito, apresentado e aprovado.
  • Pôsteres: área de pesquisa e o publica o trabalho inscrito, apresentado e aprovado.

Os ANAIS serão divulgados até 30/06/02018, no site do V SIPEQ.

O LIVRO DE RESUMO será organizado com os resumos dos trabalhos, em inglês e português, seguindo a mesma lógica dos ANAIS. Será publicado até 20/05/2018.

Realização e Apoio

Realização: SEPQ; UNIOESTE

Apoio: webQDA, Centro, UNIP, Fundação Araucária, Edições Ifen, NG Comunicação, PUC-SP, UFMA, UNESP, FEM, GHEMAT, SPQMH, CNPq, GPIMEM, SBEM, GOHEM, CAPES, Cátedra Joel Martins, Fluir Psicologia, SOBRAPHE, Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos

Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos
SE&PQ

Apoio:

Realização: