Histórico

A Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos foi constituída aos vinte e sete de dias do mês de março de hum mil novecentos e oitenta e nove (27-03-1989) em reunião presidida pela Profª Drª Maria Aparecida Viggiani Bicudo e secretariada pela Profª Drª Vitória Helena Cunha Espósito. Surge em torno das idéias educacionais e das idéias de pesquisa do Prof. Dr. Joel Martins, seu primeiro Presidente, e de seus ex-alunos e orientandos. Desenvolve-se, no decorrer do tempo, à medida que o trabalho desses profissionais ganha espaço e credibilidade, agregando outros pesquisadores, prevista, quanto aos encontros associativos, em suas diversas modalidades.

A sociedade tem, desde sua fundação, a finalidade de desenvolver: estudos avançados em pesquisa qualitativa; publicar trabalhos apresentados; divulgar, nacional e internacionalmente, os resultados dos estudos e das pesquisas realizadas em uma abordagem qualitativa; capacitar pesquisadores em pesquisa qualitativa; e congregar pesquisadores que investigam de acordo com procedimentos da pesquisa qualitativa. Ao longo destes anos, tem cumprido suas finalidades, embora nem sempre tenha sido possível manter a freqüência inicialmente prevista.

Em 1990 e 1991 foram publicados três cadernos, relatando pesquisas nas áreas de Ciências Humanas, que estão à disposição neste site. Em 1994, a Profª Dra. Marília J. Marino ministrou um Seminário de 32 horas intitulado: "A Existência Segundo o Pensamento de Martin Heidegger - Abordagem Socio-psicodramática". Nesse mesmo ano, resultante de minicurso oferecido pela SE&PQ, no segundo Congresso Paulista sobre Formação de Professores, realizado em Águas de São Pedro, a Sociedade publica o livro Pesquisa Qualitativa em Educação, Editora UNIMEP organizado pelas professoras doutoras Maria Aparecida Viggiani Bicudo e Vitória Helena Cunha Espósito, disponibilizado para download neste site.

No interstício desse período, l991 a l994, os sócios buscam outros espaços de divulgação. Em 1991, é publicado o livro “Currículo. Um enfoque fenomenológico. Educação como poiésis, de Joel Martins , organizado pela Profa.Dra. Vitória Helena Cunha Espósito, São Paulo: Cortez Editores. Nesse mesmo ano a Profa. Vitória publicou A escola: Um enfoque fenomenológico, São Paulo: Editora Escuta. Em 1996, de autoria das professoras doutoras Maria Anita Viviani Martins e Vitória Helena Cunha Espósito, é publicado o livro Pedagogo Artesão - Construindo a trama no Cotidiano da Escola, São Paulo: EDUC. Em 1997 foi publicado Joel Martins...um seminário avançado em fenomenologia, EDUC, PUCSP. Este livro é composto por notas de aulas do curso que o Professor Dr. Joel Martins estava ministrando na PUCSP, em 1993, até maio, quando ele falece, e que foram retomadas e reescritas por membros da sociedade que continuaram o curso até o seu final. Esse trabalho foi organizado nesse livro pelas professoras Dras. Maria Aparecida Viggiani Bicudo e Profa. Dra. Vitória Helena Cunha Espósito. Nessa época os membros da SE&PQ se propuseram a trazer a presença do professor, pesquisador e administrador universitário Joel Martins, por meio de entrevistas realizadas com pessoas significativas da comunidade universitária e que com ele tinham desenvolvido projetos. Esses depoimentos foram analisados e organizados, subsidiando o texto escrito Maria Aparecida Viggiani Bicudo e Vitória Helena Cunha Espósito e publicado em um artigo denominado Joel Martins: a coragem de ser educador no Vol. I Educadores Brasileiros do Sec. XX, org. pelo prof. Walter E. Garcia, editora Brasília em 2002.

Em 1999 foram lançados os livros: Fenomenologia: uma visão abrangente da Educação, e Formação de Educadores - Pesquisa e Estudos Qualitativos, São Paulo: Editora Olho D'Água, sendo o primeiro livro organizado pelas professoras doutoras Maria Aparecida Viggiani Bicudo e Izabel Cappelleti e o segundo organizado pelos professores doutores Izabel Cappelletti e Luiz Augusto Normanha Lima. Esses dois últimos livros estão disponibilizados para download neste site. Em 1999 a professora Vitória Helena Cunha Espósito publicou o livro Eu, um quadrado?, uma edição bi-lingue português/espanhol, ilustrado por Carla Fazenda. São Paulo: Artes e Ciências. Em 200l, Maria Aparecida V. Bicudo publica o livro Fenomenologia: Confrontos e Avanços. São Paulo: Cortez Editores. Essa produção estende-se pelas dissertações e teses orientadas na abordagem qualitativa, pelos professores doutores que compõem esta Sociedade.

Intercalando as atividades acima citadas, a Sociedade, até o final de 2001, veio promovendo reuniões mensais, com o objetivo de efetuar estudos avançados sobre temas pertinentes a essa modalidade de pesquisa e para a discussão e apreciação de textos escritos pelos sócios. Esse foi o critério adotado, então, para permitir que os trabalhos fossem publicados em nome da SE&PQ e, posteriormente apresentados em nome da mesma sociedade.

Em setembro de 2001, com o apoio da FAPESP – Fundação para a Pesquisa do Estado de São Paulo, foi realizado o I SIPEQ - Seminário Internacional de Pesquisa Qualitativa, em Bauru, na Universidade Sagrado Coração, que enfocou o tema Formação Humana e Educação. As atividades foram organizadas sob a forma de Grupos de Trabalho e, além do livro de Resumos, já publicado o livro Formação Humana e Educação, organizado pelas professoras doutoras Maria Aparecida Viggiani Bicudo e Regina Célia Baptista Belluzzo, pela Editora da Universidade do Sagrado Coração – EDUSC, 2001. Esse livro traz a conferência de abertura do evento, realizada pela Profa. Dra. Angela Ales Bello e trabalhos apresentados nesse Seminário, selecionados e revisados para essa publicação.

De l999 a 2001 foram efetuadas oficinas de trabalho, com o objetivo de promover a visibilidade de movimentações básicas à fenomenologia e de oferecer possibilidades da prática dessas movimentações no cotidiano escolar, artístico e hospitalar.

Em 2004 foi realizado o II SIPEQ - Seminário Internacional de Pesquisa Qualitativa, com o tema: A Pesquisa Qualitativa em Debate, apoiado pela FAPESP- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em parceria com a Universidade do Sagrado Coração, em Bauru. Os trabalhos, mesas redondas e conferências foram publicados nos ANAIS do evento, à disposição neste site. Em 2005 foi lançada a REVISTA PESQUISA QUALITATIVA. O v.1, n.1 (2005) que teve como tema Pesquisa Qualitativa: significados e razão que a sustenta, que se encontra à disposição neste site.

Em 2006 foi realizado o III SIPEQ - Seminário Internacional de Pesquisa e Estudo Qualitativos, em parceria com a Universidade Metodista e com o apoio da FAPESP. Esse Seminário foi realizado concomitantemente com o V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir. Teve como tema Ética na Pesquisa. Os trabalhos apresentados, as conferências e as mesas redondas foram publicados em ANAIS, à disposição neste site. Nesse evento foi lançado o v.2, n. 1, (2006) da REVISTA PESQUISA QUALITATIVA, com o tema: Memória, História, Oralidade.

Em 2008 foi realizado o I ERPEQ - Encontro de Representantes de grupo de Pesquisa e Estudos Qualitativos, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Os ANAIS desse evento estão à disposição neste site.

Em 2008 foi editado o v.3, n.1 (2008) da REVISTA PESQUISA QUALITATIVA, com o tema Profissão Professor: Formação e desenvolvimento da profissão, à disposição neste site.

Em 2010 foi realizado o IV SIPEQ - Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa Qualitativos, em parceria com a UNESP – Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro. Os trabalhos apresentados foram publicados em ANAIS à disposição neste site.

De 2010 a 2015 a SE&PQ passou por um período de dificuldades desencadeadas por uma multiplicidade de ocorrências. A Diretoria então à frente da Sociedade envidou esforços para mantê-la, ainda que não atuante. Graças a esse esforço, em 2015 houve possibilidade de as atividades da Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos serem revificadas. Foi retomada a edição do Boletim, foram criadas Reuniões de Estudos, que são tri-anuais e que acontecem presencialmente na Associação de Professores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – APROPUC também transmitidas on-line e permanecendo à disposição no Youtube.

Em 2016 a REVISTA PESQUISA QUALITATIVA foi retomada, passando a ser publicada midiaticamente. Em 2016 foram editados os v.4, n.4 (2016); v.4, n.5 (2016) e v.4.n.6 (2016). Em 2017 foi editado o v.5, n.7 (2017).

A Sociedade disponibiliza, em seu site, uma sessão de Núcleo de Estudo Avançado e Pesquisa, oferecendo um espaço para a divulgação dos trabalhos desses Núcleos. Para tanto, é preciso que o próprio Núcleo tenha o seu site e o gerencie. A criação do Núcleo está vinculada à exigência de, pelo menos, quatro de seus membros serem associados da SE&PQ.

A SE&PQ mantém, ainda, duas modalidades de associados: individuais e institucionais. Estes últimos evidenciam a rede que interliga pesquisadores que procedem de modo qualitativo em suas investigações.

Desde 2015 tem havido uma aproximação com outras entidades que assumem a pesquisa qualitativa, em várias modalidades, ao realizarem investigações, para que essa rede seja constituída. A LUDOMEDIA, de Portugal, tem sido parceira. Ao promover o CIAIQ - Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa de 2016, no Porto, em Portugal, acolheu a diretoria da SE&PQ. No 6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ) e no 2nd International Symposium on Qualitative Research (ISQR), julho de 2017 na Espanha, Salamanca, abriu espaço para um painel da SE&PQ, intitulado A pesquisa qualitativa realizada segundo a abordagem fenomenológica. Concomitantemente os organizadores desse evento organizaram um Handbook com os trabalhos significativos apresentados no CIAIQ de 2017, no qual a SE&PQ comparece com um capítulo. Além disso, de modo decisivo, os responsáveis pela Ludomedia, com destaque para o Prof. Dr. António Pedro Costa, estão contribuindo com o fortalecimento da Revista Pesquisa Qualitativa.

No evento organizado pela Psicologia Clínica, que promoveu o III Congresso Luso-Brasileiro de Práticas Clínicas fenomenológico-existenciais e o IX Congresso latino –Americano de psicoterapia existencial, seus organizadores acolheram a SE&PQ e abriram espaço para a realização de uma mesa redonda, onde foi apresentado o tema: Pesquisa qualitativo-fenomenológica: modos de proceder na compreensão de possibilidades clínica. Uma pessoa importante na abertura desse espaço junto à área da Psicologia Clínica é a Prof. Dra. Ana Maria Feijó, do Instituto de Fenomeologia (IFEN) do Rio de Janeiro.

Sociedade de Estudos e Pequisa Qualitativa